Palestrantes

Palestrantes brasileiros e internacionais estarão no palco do Fórum PANROTAS 2021.

  • Aline Bueno

    HRS LATAM - diretora executiva

    Líder de negócios com mais de 15 anos de experiência em vendas e gestão de contas com soluções SAAS na indústria de viagens de negócios, liderando pessoas e implementando processos em ambientes nacionais e internacionais. 

    Aline iniciou sua carreira na comunidade de viagens corporativas em empresas como São Paulo Convention & Visitors Bureau, São Paulo Turismo, Marriott & ALAGEV. Trabalhou como Gerente de Relacionamento & Marketing na Argo Solutions, especialista em desenvolvimento de negócios no SAP Concur. Ingressou na HRS em 2015 como Gerente de Contas Estratégicas para LATAM, foi promovida a Diretora de Vendas & clientes em 2018 e desde janeiro é Diretora Executiva da HRS LATAM.  

    Graduada em Turismo e pós-graduada em Gestão de Negócios (ESPM), recentemente cursou Negócios Digitais na Digital House.

     

  • Ana Luiza Masagão

    - Consultora em hospedagem e varejo

    Com 26 anos de experiência em Hotelaria, nas áreas de Marketing, Vendas, Distribuição, Revenue Management e eCommerce, Ana Luiza Masagão atuou como líder da área em companhias nacionais e internacionais, como Marriott, Hyatt, Royal Palm e Aviva. Atualmente é consultora em hospitalidade e varejo. 

  • Arnaldo Franken

    Grupo Arbo - líder

    Arnaldo Franken  é o líder do Grupo Arbo, um grupo solido que teve início com a sua primeira marca há 35 anos, atualmente a estrutura conta com 12 marcas que atuam em 9 diferentes segmentos nas áreas de turismo, eventos e transmissão digital, são mais de 250 colaboradores em escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Lisboa, além de presença comercial em São Paulo (capital, ABC e interior), Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Angola e Moçambique. Foi um dos precursores do Projeto Rondon, ação que levava estudantes universitários para conhecer a realidade brasileira no final da década de 1970, e tem pós-graduação em economia agrícola realizada em Israel.

  • Arthur Blaj

    Além, plataforma SaaS - CEO

    Fundador e CEO da Além, plataforma SaaS para creators no mercado de viagens e turismo monetizarem suas audiências e comunidades 

    Fundador e conselheiro da LIVO, d2c nativa digital no setor ótica 

  • Bruno Chateaubriand

    3 rbc - jornalista

    Bruno Chateaubriand é Jornalista e colunista de Veja Rio
    Presidente da Federação de Ginastica do Estado do Rio de Janeiro
    Embaixador do Rio de Janeiro 2021 
    Julgador do Carnaval Carioca desde 2008 e membro do estandarte de Ouro do Jornal O Globo
    Defensor dos direitos LGBTQIA+

  • Bruno Reis

    Emprotur - Presidente

    Bruno Reis é um apaixonado pela indústria de viagens, e defende a pauta da diversidade e inclusão na indústria do turismo, em que atua há 17 anos.

    Bacharel em Turismo com especialização em administração e marketing na Austrália, atualmente desempenha o cargo de Gestor Público como Diretor Presidente da EMPROTUR (Empresa Potiguar de Promoção Turística) e vice-presidente da região nordeste do (FORNATUR) Fórum Nacional de Secretários de Turismo.

    Foi eleito como um dos 100 mais poderosos do turismo em 2020 e 2021 (PANROTAS/ELO), e recebeu o 1º lugar do prêmio nacional do turismo na categoria Marketing em 2018.

    Coordenou em âmbito global ações de promoção do Brasil por conta da realização da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Atuou no Ministério do Turismo, Aeroporto RIOgaleão e EMBRATUR, e atualmente é Presidente da EMPROTUR.

  • Carolina Morelli de Aray

    Serra Brasilis Agência de Viagens e Turismo - CEO

    Carolina tem 44 anos, é proprietária e CEO da Serra Brasilis Agência de Viagens e Turismo. Formada em Administração de Empresas, Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. Tem 15 anos de experiência no mercado de turismo, atuando em empresas de destaque no mercado com diversas viagens nacionais e internacionais.

  • CAROLINA NEGRI

    Sindepat - presidente executiva

    Formada em Turismo e pós-graduada em Marketing, iniciou seu caminho há mais de 20 anos na indústria do turismo como estagiária no então parque MGM Studios, da Walt Disney World. Atuou nas áreas de consultoria, comunicação, marketing de destinos e parcerias, liderando projetos em empresas como São Paulo Turismo, Museu do Futebol e da Língua Portuguesa. Atualmente é presidente executiva do Sindepat, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, participando de uma das grandes conquistas do segmento, a isenção do imposto de importação para os equipamentos de parques. Dedicou-se intensamente ao chamado G20+ do Turismo, durante a pandemia, contribuindo com o grupo na interlocução com o Governo para diversas conquistas rumo à recuperação e retomada, que estamos felizmente acompanhando.

     Apaixonada por relações institucionais e turismo. Conjuga o verbo maternar e todas as suas derivações com seus dois meninos, Vinicius e Gabriel. Nas horas vagas, gosta de uma boa taça de vinho, de praticar yoga e de planejar a próxima viagem.

  • Carolina Sass de Haro

    TRVL Lab - Fundadora e sócia-diretora

    Fundadora e sócia-diretora da Mapie, é também a editora do blog e laboratório de inovação turística Disque9 e analista do mercado latino-americano para a Phocuswright. Doutora em Turismo, atualmente cursando Estratégia e Inovação na MIT Sloan School of Management, é pós-graduada em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Informação. Carolina possui mais de 20 anos de experiência em hospitalidade, ocupando diversas posições gerenciais e executivas. Como palestrante, seus temas preferidos são tendências de comportamento e consumo, distribuição online, economia compartilhada e o futuro do turismo e da hotelaria. Seu principal foco de atuação na Mapie são as pesquisas, tendências, desenhos de produtos e serviços e planos de negócio.

  • Christophe Didier

    Copa Airlines - Vice Presidente Global Sales and Distribution

    Christophe Didier é o vice-presidente da Copa Airlines desde setembro de 2016, gerenciando a estratégia de vendas e distribuição da empresa na sede da Companhia Aérea na Cidade do Panamá. Christophe também gerencia equipes de vendas em 32 países e 80 estações nas Américas. Durante sua gestão, a Copa se tornou a principal companhia aérea internacional no Brasil em 2021, de acordo com dados da ANAC Brasil.

    Antes de ingressar na Copa Airlines, Christophe Didier ocupou vários cargos de vendas e marketing no setor de aviação civil desde 1990, incluindo Air France, Delta Air Lines e Etihad Airways, com base na Europa e nas Américas. Ele atuou como vice-presidente da Delta para a América Latina e Caribe durante a expansão significativa da Delta na região, fusão com a Northwest, implementação da joint venture Transatlântica com a Air France / KLM e investimento de capital na Gol e Aeromexico. Christophe Didier, de nacionalidade francesa e brasileira, possui mestrado em administração pela escola de negócios ESCP Europe com sede em Paris e fala inglês, espanhol, português e francês.

  • Daniella Donadio

    C6 Bank - Head de Diversidade e Inclusão e Desenvolvimento Organizacional

    Daniella Donadio é Head de Diversidade e Inclusão e Desenvolvimento Organizacional no C6 Bank. Com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais como Natura, Santander e Oxiteno, Daniella é psicóloga e psicanalista formada e pós-graduada pela PUC-SP e em Orientação Profissional e Carreira pela USP-SP. Além disso, atuou como consultora em projetos para empresas como Itaú, Vivo, Nestlé e Atlas Schindler.

  • Danielle Meirelles

    FRT Operadora - CEO

    Danielle Meirelles é CEO da Frt Operadora, arquiteta por formação, com pós-graduação em Gestão de Processos e MBA em Gestão Exponencial. A empresa está há 20 anos no mercado oferecendo o que há de melhor em produtos e serviços relacionados ao turismo, conectando destinos perfeitos a sonhos de viagem. Além da matriz em Foz do Iguaçu (PR), o grupo conta com seis filiais espalhadas pelo Brasil (Curitiba, Porto Alegre, Natal, Rio de Janeiro, Maringá e Londrina) e Paraguai, além de um broker global, em Orlando (Estados Unidos). 

  • Diana Plazas-Trowbridge

    Marriott International - Diretora de Vendas e Marketing

    Diana Plazas-Trowbridge é a Diretora de Vendas e Marketing da Marriott International para a região de Caribe e América Latina. Nesta função, Diana é responsável pela receita de topline em toda a região para todas as marcas, o que inclui responsabilidade e supervisão de todos os aspectos de Vendas, Marketing e Gerenciamento de Receitas. Ela assegura que as prioridades estratégicas da disciplina sejam projetadas e executadas para gerar vendas, participação e posição competitiva da região no mercado.

    Além disso, Diana também faz parcerias com líderes de marca e disciplina global em iniciativas e prioridades chaves. Sua supervisão inclui marketing e organização digital, além de Revenue Management e organizações de vendas. Desde que ingressou na Marriott International em 2015, como Vice-Presidente de Brand, Marketing & Digital para Caribe e América Latina, Diana tem liderado as áreas de brand, marketing e digital para a região.

    Em 2018, ela aceitou mais uma posição como Relações com Proprietários e Franqueados projetada para apoiar os franqueados e seus hotéis em toda a região. Seus esforços levaram a resultados mais fortes em todo o portfólio de franquias em uma série de métricas importantes, assim como fortaleceram as relações. Natural de Cali, Colômbia, Diana obteve seu bacharelado em Estudos Internacionais pela Universidade de Georgetown e um MBA Executivo pela Universidade Internacional da Flórida.

  • Domènec Guasch

    Barça Academy - executivo

    O executivo está no FC Barcelona desde 2011. Foram três anos como treinador da Barça Escola em Barcelona; além de Coordenador de FC Barcelona Camps ao redor do mundo:
    Japão, EEUU, Brasil, Suecia, Dinamarca, Luxemburgo e Montenegro. Em sua trajetória, ele foi Diretor da Barça Academy em São Paulo e Rio de Janeiro, dirigindo também cursos e clinicas ao redor do Brasil (Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília). Além disso, ele é Diretor da Barça Academy Pro em Nova Iorque. Formado em Ciências da Atividade Física e o Esporte pela Universitat de Barcelona. Licencia UEFA A de treinador de futebol.

  • Edson Ruy

    Mondiale by Ancoradouro - diretor geral

    Iniciou atividades como guia de Turismo em 1982 e como empresário (agente de Viagens e operador de Turismo) em 1986. Foi presidente da Associação Brasileira das agencias de Viagens do ES por 06 anos e diretor de eventos da Associação Brasileira de agencias de viagens Brasil, responsável técnico pela maior feira de turismo do Brasil por 4 anos.

    Foi vice presidente a Confederação Latino americana de turismo (COTAL),com sede em Buenos Aires por 4 anos e vice presidente, área Américas da Organização Mundial do Turismo, órgão da ONU, responsável pelo Turismo no mundo por 2 anos. Atuou como diretor da Braztoa (associação Brasileira de Tour operadores de Turismo), por 6 anos. Percorreu mais de 115 países do Globo em missões oficiais ou em caráter profissional.

  • Eduardo Bernardes

    Gol Linhas Aéreas - Vice-Presidente de Vendas e Marketing

    Eduardo Bernardes é o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da GOL, sendo responsável pelas estratégias de marketing e vendas para todos os canais. Ele ingressou na GOL em 2001, ano em que a companhia foi fundada, e desempenhou funções nas áreas de vendas, marketing, distribuição, gestão de oferta e desenvolvimento comercial. De 2009 a 2016, atuou como membro do Conselho de Administração do UATP, uma solução global de pagamento de viagens controlada e operada por companhias aéreas mundiais. Eduardo Bernardes tem mais de 20 anos de experiência em aviação comercial e já trabalhou para companhias aéreas de jatos privados e fretados. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Ibero-Americano.

  • Eduardo Ourivio

    Grupo Trigo - fundador

    Eduardo é carioca, empreendedor, apaixonado pela família, amigos, esportes e culinária. Junto com Mario Chady, seu sócio de vida, fundou o Grupo Trigo, que tem em seu portifólio as marcas Spoleto, Koni, LeBonTon, Gurumê, China in Box, Gendai e mais de 10 marcas digitais.
    Também são gestores da marca Domino’s no Brasil de 2004 a 2018.

  • Esteban Velasquez

    Sabre Travel Solutions - Vice-presidente para a América Latina e o Caribe

    Liderando a talentosa equipe regional que atende de forma estratégica e eficiente clientes em 43 países.

    Esteban é um executivo de sucesso com um conhecimento incomparável em estratégias de negócios e mais de 14 anos de experiência em E-Commerce, Marketing, Vendas, Operações, Administração e Branding para a indústria de viagens e turismo.

    Ele voltou à equipe da Travel Solutions, trazendo com ele ampla experiência em vendas e marketing na indústria de viagens, em novembro de 2017. Antes do Sabre, seu portfólio de liderança executiva inclui se tornar CEO da Price Travel Holding em 2013.

    Esteban é graduado em Engenharia Eletrônica e possui MBA pela IUP na Espanha e participou do Programa de Alta Administração do IPADE no México.

     

  • Estela Renner

    Maria Farinha Filmes - fundadora

    Estela Renner, autora e diretora, é uma das fundadoras da Maria Farinha Filmes, produtora que desde 2008 cria filmes com o objetivo de impulsionar transformações positivas para todos, sejam elas sociais, ou ambientais. Seus mais de 50 filmes, carregam um conjunto de valores voltados à proteção da infância e do meio ambiente, inclusão, redução da desigualdade social, inovação, colaboração, criatividade, empatia e cultura de paz. Sua produção já impactou milhões de pessoas no mundo, acelerando a agenda pública e empresarial, inspirando mudanças de comportamento individual e se tornando ferramenta principal de vários movimentos cívicos. O filme “Muito Além do Peso” inspirou a Coca-Cola a liderar um movimento junto a suas concorrentes  que culminou em um acordo de retirada de refrigerantes e bebidas açucaradas das escolas brasileiras. “O Começo da Vida” foi  a principal ferramenta da campanha internacional da UNICEF sobre primeira infância e alterou a política de licença maternidade e paternidade em várias empresas. A série de ficção Aruanas (onde atua como head writer e showrunner), vista por mais de 30 milhões de pessoas só no Brasil, trouxe a Amazônia e o ativismo para o espaço do entretenimento, ganhando destaque nos principais veículos internacionais: The Guardian, BBC, The Washington Post, Variety, dentre outras.

  • Fabiola Lopes

    Unilever - executiva

    Formada em administração de empresas e design de moda 
    Atualmente está como executiva na Unilever 
    Seu propósito é: “Ser a luz da diversidade em um mar de incertezas”.

  • Flávio Monteiro

    Aviva - diretor de operações

    Flávio Monteiro é diretor de operações da Aviva, detentora do Rio Quente Resorts (GO), Hot Park (GO) e Costa do Sauípe (BA). Formado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (SP)/ Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa e Hospitality pela American Hotel &Motel Associatin.  Atua na Aviva desde 2016. Flávio possui uma experiência de mais de 20 anos no setor de turismo com forte atuação na área comercial e operações e acumula passagens por empresas como Blue Tree Hotels, IHG,Hotéis Deville, Slaviero Hotéis e Rede Estanplaza de Hotéis.

  • Gabriel Cruz

    Agencia Catalã de Turismo - Executivo de Marketing

    Apaixonado por viajar, é formado em administração de empresas pela USP e cursando MBA de Marketing e Branding na FIA USP. Tem experiência em várias esferas do turismo, trabalhou no Chile como gerente de produto do Caribe na Lantours, foi coordenador de marketing no escritório de promoção turística da República Dominicana no Brasil, na Riu Hotels&Resorts  gerente de vendas Brasil  e posteriormente gestor de vendas dos hotéis da região do Caribe.

    Há 4 anos  trabalhando na Agencia Catalã de Turismo, coordenou inúmeros projetos para posicionar a marca Catalunha nos mercados emissores sul-americanos, fazendo a ponte entre os mercados e a Catalunha através de ações B2B, planos cooperados de marketing, campanhas, inteligência de mercado, conectando fornecedores catalães com operadoras e agências na América do Sul, trabalhando em ações táticas com companhias aéreas sul-americanas e europeias.  Tem um importante papel capacitando o trade do continente para que ofereçam ao cliente final o melhor que há de melhor da Catalunha, além de assessorar operadoras e agências na criação  de pacotes e produtos que atendem às necessidades dos mercados, aliando estratégias de branding e marketing.

  • Gabriela Salles Oliveira

    BTG PACTUAL - Global Travel Manager

    Formada em Turismo e Pós Graduada em Gestão Empresarial pela FGV, trabalha no turismo desde 2008 passando por STB e Viptrip Turismo e há 7 anos está no departamento de Viagens do BTG Pactual, atuando há 4 como Global Travel Manager. 
    No prêmio Melhores do Turismo do Panrotas, ficou em 3º lugar em 2020 e esse ano ocupou a 2º posição.

  • Giovana Jannuzzelli

    Alagev - diretora executiva

    Māe de humanos – Isabella e Henrique e de gatas – Ryu e Meg / ciclista / amante do nascer e pôr do sol/ viajante / nômade digital  / facilitadora de conexões/ curiosa sobre o ser humano.

    Graduada em Direito, iniciou sua jornada em viagens e eventos corporativos há mais de 15 anos, atuando em diversas áreas do trade como atendimento, relacionamento, vendas e marketing e operações em multinacionais como CWT e  Flytour. Atualmente é diretora executiva da ALAGEV.

  • Gonzalo Romero

    Air Europa - Diretor Geral Brasil

    Diretor Geral para Brasil em Air Europa Líneas Aéreas. Com mais de 17 anos de experiência no âmbito da indústria e turismos e da aviação comercial, onde foi também Diretor Geral em outras empresas atuando no Brasil, Chile, Bolívia e Argentina.

  • Jerome Cadier

    Latam Brasil - CEO

    Jerome Cadier é o CEO da LATAM Brasil. Desde 2013, ele está no Grupo LATAM. Em Santiago do Chile, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital para todo o Grupo LATAM.

    Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Também atuou por oito anos na McKinsey Brasil.

     Jerome é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

  • John Rodgerson

    Azul Linhas Aéreas - CEO

    John Rodgerson é o CEO da Azul Linhas Aéreas. Ele começou a empresa em 2008 e foi um dos principais impulsionadores de seu desenvolvimento nos últimos 10 anos. Sob a liderança de David Neeleman e John Rodgerson, a Azul se tornou a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades, atendendo a mais de 130 destinos no país. Com mais de US $2,5 bilhões em receita anual e mais de 13.000 tripulantes, a Azul foi classificada pelo Tripadvisor como a melhor companhia aérea do mundo. John desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do plano de negócios original da Azul, sua forte cultura corporativa e experiência diferenciada do cliente. Antes de se tornar CEO da Azul em 2017, John foi o CFO da companhia aérea, responsável por levantar mais de US $ 1 bilhão em capital e liderar seu IPO, com listagens simultâneas na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de São Paulo. Antes de ingressar na Azul, John atuou como Diretor de Planejamento e Análise Financeira na JetBlue de 2003 a 2008, onde se apaixonou pelo setor de aviação. Antes da JetBlue, trabalhou para IBM Global Services. John é bacharel em Finanças pela Brigham Young University. John mora no Brasil há 12 anos e, além de sua agenda lotada como CEO da Azul, ele se oferece como professor de inglês. Ele é casado com Brooke e juntos têm três filhos

  • José Salibi Neto

    Escritor -

    É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva e atua como palestrante em eventos por todo o Brasil. Coautor do livro “Gestão do Amanhã”, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo, está indo para a sua décima edição com mais de 50 mil exemplares vendidos e será publicado em Portugal em 2020. O seu mais recente livro “O Novo Código da Cultura” entrou para a lista de best-sellers na segunda semana do seu lançamento. Ele já foi mentor de Edson Bueno, fundador da Amil, por mais de 20 anos. Seus clientes incluem empresas como Algar, Oracle, Ticket, Grupo MGB, Liberty Seguros, Dasa, Unimed, Aliansce Sonae, entre outras. É coautor também do best-seller “Movidos por Ideias” e mais recentemente de “O que as Escolas de Negócios não Ensinam”. Graduou-se pela Moore School of Business, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição.

  • Leonel Andrade

    CVC Corp - presidente

    Leonel Andrade é presidente da CVC Corp desde abril de 2020, quando assumiu o cargo em substituição a Luiz Fernando Fogaça.
    Nascido em 1963, Leonel tem formação em História pela Universidade Gama Filho – RJ, possui especialização em Administração de Empresas e Marketing pela PDG-SP e participou do “Programa de Gestão” no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França, uma das melhores escolas de negócios do mundo.
    Em sua vasta experiência em gestão, Leonel Andrade acumula mais de 35 anos como profissional em organizações nacionais e multinacionais, sendo 23 anos como executivo sênior, integrando Comitês Executivos e Conselhos de Administração de corporações como Visa, HSBC, Citibank, Lojas Marisa e, atualmente, na BR Distribuidora (Petrobras).
    Ao todo, são 15 anos no cargo de presidente, que exerceu nas empresas: Losango Soluções Financeiras (onde também atuou como Diretor Comercial e de Marketing), Credicard e Smiles (Programa de Fidelidade da GOL Linhas Aéreas).
    Foi eleito por 2 anos consecutivos (2016 e 2017) o melhor CEO de Serviços Financeiros da América Latina pelo Institutional Investor, a mais respeitada entidade global de investidores e analistas financeiros.
    Na CVC Corp, Leonel Andrade tem entre seus principais desafios: fortalecer o desenvolvimento e crescimento da companhia de acordo com as melhores práticas de governança corporativa; acelerar a cultura de transformação digital; fortalecer a atuação em mercados estratégicos; e fomentar a criação de produtos e serviços que promovam a melhor experiência no processo de escolha e realização de viagens ao longo da vida de todos os clientes da companhia.

  • Luciano Macagno

    Delta Air Lines - Managing Director – Latin America, Caribbean and South Florida

    Luciano é um executivo com mais de 20 anos de sucesso em área comercial de empresas multinacionais de alto nível em organizações altamente complexas, com profunda experiência em mercado de consumo massivo e serviços. Sua trajetória destaca conquistas locais e internacionais liderando equipes multi-culturais e multi funcionais em todos os níveis da organização. Ele é membro do YPO, um pai dedicado de 3 filhos e tem a honra de ser voluntário & membro do conselho de organizações sem fins lucrativos, entre elas a Junior Achievement Americas onde desde de janeiro de 2020 tem a sua cadeira no conselho como presidente.
    Em sua posição atual na Delta Air Lines, Luciano é Diretor Geral para América Latina e Caribe e Sul da Flórida, onde lidera atividades comerciais para a região baseado em Miami. A meta da Delta é se tornar a melhor empresa aérea americana na América Latina e Caribe, onde a empresa opera para 30 países na região. O time liderado por Luciano defende o sucesso da marca, elevando constantemente a experiência do cliente e estabelecendo uma conexão única com os mercados locais e comunidades.
    Baseado em Miami, Luciano lidera essas frentes na região com um foco especial em no serviço ao cliente, que faz com que a empresa seja forte na região, incluindo a participação nas comunidades e engajamento cívico entre a comunidade hispanânica nos Estados Unidos e clientes da América Latina e sul da Flórida. A Delta opera para mais de 500 voos domésticos e 80 internacionais a cada semana juntamente com seus parceiros comerciais.
    Antes de integrar a Delta em 2014, Luciano pertencia a LATAM Airlines Group SA, enquanto relocava sua família para a região, desempenhou papéis de liderança estratégica como Responsável Geral por Vendas e Marketing no Brasil, Diretor Regional para a América do Sul baseado no Chile e também foi gerente da empresa na Argentina. Luciano carrega uma década de experiência em empresas de bens de consumo nas áreas de Vendas, Marketing e Estratégias, tendo sua passagem pela AB-Inbev e Danone.
    Nascido na Argentina, Luciano é fluente em inglês, espanhol e português.

  • Luis Ferrinho

    Omnibees - CEO

    CEO da Omnibees, Presidente do Conselho da Visualforma e investidor em mais 8 empresas ligadas a tecnologia e turismo. Iniciou sua jornada empreendedora aos 16 anos, ainda como programador de software, quando fundou a Visualforma.  Em 2010, fundou a Omnibees em Portugal e nos anos seguintes arquitetou a expansão internacional da empresa para o Brasil, México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos da América. Ele possui especializações no Vale do Silício, Stanford e MIT (Massachussets Institute of Technology), e em outras renomadas instituições.

  • Marcella Monteiro de Barros Coelho

    XP iNC. - head de impacto social

    Marcella atua em diversos movimentos da sociedade civil, empreendedora social do Ano pela Folha de São Paulo (2020), empreendedora social do ano pelo Prêmio LIDE/ RJ,  líder RAPS, membro da rede NEXUS, Shaper pelo Fórum Econômico de Davos, integrante do movimento Agora!, Reponsable Leader pela Fundação BMW,
    co fundadora do movimento União Rio, União Amazônia Viva, União BR, já foi Presidente do Conselho do Greenpeace Brasil, Diretora de Responsabilidade Social do CJE FIESP, Conselheira da Fundação Dorina Nowill Para Cegos. Advogada, já trabalhou na área de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura / Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.
    Fez parte do Instituto Empreender ENDEAVOR / Coordenação do maior movimento do mundo de empreendedorismo, Semana Global do Empreendedorismo, presente em 131 países e com mais de 3 milhões de participantes no BRASIL. Durante 7 anos trabalhou na Tv Globo / Caldeirão do Huck como coordenadora de pesquisa do programa e líder de projetos especiais. Atualmente é head de impacto social da XP.

  • Mariana Aldrigui

    FecomercioSP - presidente do Conselho de Turismo

    Mariana Aldrigui é professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo. Preside, desde Dez/17, o Conselho de Turismo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina. É professora na área de Turismo na Universidade de São Paulo, desde 2006, onde também obteve seus títulos de bacharel em Turismo (1998), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutora em Geografia Humana (2011), e pesquisadora nos temas de políticas públicas de turismo, turismo em cidades globais e educação para o turismo. Dedica suas pesquisas à compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. Trabalha sob a lógica do mapa de oportunidades municipais, entendendo que não há dois municípios iguais e, portanto, cada um demanda uma estratégia distinta para ter sucesso no desenvolvimento do turismo e na melhoria da qualidade de vida de sua população.

  • Matt Teixeira

    BWH Hotel Group - Diretor Senior de Vendas Internacionais

    Diretor Senior de Vendas Internacionais da BWH Hotel, onde ingressou em 2009. Em sua atual função, ele é responsável pela estratégia de relacionamento e desenvolvimento de negócios, como lidera a estratégia de lazer B2B da marca. Durante o período que está na BWH Hotel Group Matt foi responsável pelo atingimento dos objetivos de vendas, estratégia, publicidade e ações promocionais em mercados internacionais, principalmente na América do Sul. Matt começou sua carreira na hotelaria na Remington Hotels e desde então ocupou posições de crescente competência e responsabilidade com atacadistas receptivos e empresas de administração de hotéis. Este ano, o executivo foi reconhecido como Top 25 Mentes Extraordinárias em Vendas e Marketing de Hospitalidade, bem como três vezes reconhecido pela Publicação Brasileira PANROTAS como um dos 100 maiores Influenciadores do Turismo. Nascido no Brasil, frequentou a Universidade de Massachusetts Lowell e hoje vive em Phoenix,Arizona, USA.

  • ORLANDO GIGLIO

    IBEROSTAR HOTELS & RESORTS - DIRETOR COMERCIAL

    Com vasta experiência  internacional, é reconhecidamente um dos experts na área de vendas do turismo no Brasil. Na rede espanhola desde 2003, ano em que o grupo chegou ao Brasil, Giglio acumula mais de 30 anos de experiência na área de vendas da indústria hoteleira, com passagens pelas marcas Méridien e Othon. Foi também chairman do Comitê de Turismo e Entretenimento da Amcham-RJ, onde promoveu discussões importantes sobre o setor que englobavam as esferas pública e privada, e nomeado embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.

  • Paulo Sergio Kakinoff

    GOL Linhas Aéreas - Diretor-presidente

    Paulo Sérgio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas em julho de 2012. Por dois anos integrou o
    Conselho de Administração da Companhia, no qual era membro independente.
    Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como estagiário na Volkswagen, aos
    17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Diretor Executivo para a América do Sul na matriz
    (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo neste cargo até junho de 2012.
    Kakinoff é também membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. e do Grupo Vamos S.A.

  • Pollianna Thomé

    Brasil Food Safaris - sócia fundadora

    Pollianna Thomé é uma catarinense com coração pantaneiro, pois vive e trabalha no Pantanal desde 2002. Sua carreira profissional se desenvolveu na área de turismo e gastronomia com atuações como cozinheira de diferentes restaurantes, gerente de pousada, consultora na área de turismo e proprietária da operadora de turismo Bravo Expeditions.
    Atua como educadora desde 2005, auxiliando os futuros profissionais a desenvolverem habilidades básicas e avançadas na cozinha, com olhar para o regionalismo, em especial da cultura pantaneira. Recebeu o prêmio Isto é MS em 2019 devido seu trabalho inspirador como docente em cursos turismo e gastronomia em universidades do Mato Grosso do Sul.
    Não por coincidência sua dissertação de mestrado teve como temática a Mulher Pantaneira e sua relação de trabalho com o Pantanal – no âmbito da produção de alimentos e da hospitalidade no turismo.
    A frente da Brasil Food Safaris, desde 2013 desenvolve essa iniciativa de turismo gastronômico que foi semifinalista do Desafio de Inovações em turismo da Ashoka em 2019 e ganhadora do Prêmio Latino-americano de Turismo Responsável oferecido pela World Tourism Market em 2020.
    Esse reconhecimento é reflexo da sua dedicação em promover o patrimônio imaterial do Pantanal e de outros destinos brasileiros, valorizar a cultura regional através de um turismo responsável, colocando a cultura alimentar como protagonista da experiência de viagem.

  • Raul Almeida

    Accor Hotels - key account manager e embaixador do Comitê LGBTI+

    Bacharel em turismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalha no mercado de turismo a 9 anos, e a 6 anos na Accor, rede hoteleira com maior presença no Brasil e América do Sul, onde passou por vários segmentos na área central de vendas. Hoje atua como gerente de contas estratégicas, e em paralelo, como embaixador do Comitê LGBTI+ na Accor. Possível recordista em número de playlists, curte coreografias, pai de plantas, ama cozinhar e namora a 4 anos com muito orgulho.

  • Renato Hagopian

    Qatar Airways - Diretor para a América Latina

    Profissional com 28 anos de atuação na aviação, passou por empresas como Varig, ANA, Korean. Está na Qatar Airways desde o inicio das operações no Brasil, há 11 anos e meio. Começou na Qatar Airways como Gerente de Vendas e chegando até a posição atual de Diretor para a América Latina da empresa. Renato é formado em Jornalismo e tenho curso de especilização em transporte aéreo internacionall pela Coventry University do Reino Unido  

  • Renato Meirelles

    Instituto Locomotiva - presidente

    Renato Meirelles é presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, fundador do Data Favela e membro do conselho de professores do IBMEC, onde é o titular da Cadeira de Ciências do Consumo e Opinião Pública. Em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE.

    Comunicólogo e escritor, é considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e     autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”. Também é colunista da Band News FM,

  • RICARDO SOSA

    INPROTUR - Secretário Executivo

  • Rick Chesther

    Pega a Visão -

    Você provavelmente conhece Rick Chesther como “o cara do vídeo da água”, como “o ambulante que usa o isopor da Mangueira” ou como o “garoto propaganda do Santander”. Rick Chesther costuma dizer que não é empreendedor, empresário ou milionário. Mas sim um mensageiro aprendiz que provoca e instiga por intermédio das suas mensagens nas mídias sociais. Se é possível um empreendedor sair do zero para atingir altíssimos objetivos? Pois foi isso que ele fez. Ele invocou as pessoas a saírem do conformismo e do reclamatório para empreender, mostrou como fazer isso, dando o passo a passo no vídeo da água. Ah... vender água não é pra você?! Então a crise não está no Brasil, a crise está em você!

  • Roberta Aviz

    SEBRAE - Analista de Competitividade

    Roberta Aviz é engenheira civil, especialista em políticas sociais pela UnB e mestre em ciência da informação pela UFRJ. Há 18 anos trabalha com políticas sociais e desenvolvimento, sendo destes 10 anos em grandes empresas com foco em sustentabilidade e desenvolvimento territorial e 8 anos no Sebrae em projetos de aumento da competitividade dos pequenos negócios. Atualmente coordena pelo Sebrae o maior programa de aumento de produtividade de empresas já realizado no país.

  • Rodolfo Delphorno

    Omnibees - diretor de Vendas e Marketing

    Profissional graduado em turismo, pela USJT, com MBA em Inteligência de Mercado, pela FIA e mais 15 anos de experiência nas áreas de vendas, viagens, liderança e traveltech.

    Com passagens por grandes empresas nacionais e internacionais, como Blue Tree Hotels, Slaviero Hotéis, GJP Hotels & Resorts e Decolar.com, estando desde 2016 à frente das áreas de vendas e marketing da Omnibees, maior empresa de tecnologia, marketing e distribuição hoteleira da América Latina.

  • Rozália Del Gáudio

    Localiza - diretora de Comunicação e Sustentabilidade

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia;  mestre em Administração de Empresas e graduada em Jornalismo, pela UFMG. Desenvolveu sua carreira em Comunicação Empresarial desde 1993, em empresas como Vale, Grupo Votorantim, C&A e McDonald´s. Atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza e professora no MBA de Gestão da Comunicação da ABERJE/ESEG. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, editado pela ABERJE em 2017, com edições também em Inglês e Espanhol, e autora de artigos acadêmicos sobre comunicação, gestão e sustentabilidade. Dedica-se ainda à Fotografia como expressão de arte e registro da vida

  • Sidnei Piva

    Itapemirim Transportes Aéreos - presidente

    Sidnei Piva é um especialista tributário que atua há várias décadas com consultoria em recuperação tributária e de crédito, analisando dívidas fiscais em médias e grandes empresas, recuperando e tornando-as rentáveis ​​e saudáveis. Ao longo de sua trajetória profissional, já teve participação societária em 45 empresas dos ramos de transporte, imobiliário, confecção e assessoria empresarial. Em 2016, adquiriu o Grupo Itapemirim. Desde então, tem realizado um trabalho eficiente de recuperação da saúde financeira de todas as empresas do Grupo. Essa recuperação permitiu que em 2020 fosse criada a Itapemirim Transportes Aéreos. A companhia aérea realizou seu voo inaugural em 29 de junho de 2020 e já opera em 13 destinos brasileiros.

  • Silvana Fernandes

    Orinter - líder de departamento

    Meu nome é Silvana Fernandes, tenho 44 anos, sou formada em Turismo desde 2008 e atuo na área desde 1996. Ingressei no turismo no segmento de locação de veículos internacionais, migrando em seguida para o departamento de operações internacionais, com foco em Europa. Atualmente, sou líder do departamento de Europa na Orinter há 6 anos, cuidando do departamento de operações e produtos.

  • Tomas Perez

    Teresa Perez - CEO

    Empresário e economista, é CEO da Teresa Perez Tours, agência especialista em viagens de lazer personalizadas fundada há 30 anos por ele e sua mãe, Teresa Perez. Com a atuação pioneira, a Teresa Perez Tours se tornou líder e referência no segmento de viagens de alto padrão,  e foi primeira agência sul-americana a integrar a Virtuoso, renomada associação de turismo de luxo mundial. Em 2021 se tornou sócio-fundador da TP Corporate, com foco em viagens corporativas, e da Embark Beyond Brasil.

  • Valdecyr Gomes

    CVC Corp - presidente do Conselho de Administração

    Valdecyr Maciel Gomes é presidente do Conselho de Administração da CVC Corp desde março de 2021.
    Nascido em 1962, Valdecyr é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Direito da Regulação, pela
    Fundação Getúlio Vargas, e autor do livro “Por que a Autorregulação Voluntária Funciona?”.
    Atualmente, além de presidente do Conselho de Administração da CVC Corp, atua também como presidente do Conselho de Ética da
    Anbima – Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais; Membro Titular do Comitê de Avaliação e
    Seleção de Conselheiros do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; Membro do Conselho de Administração da
    Santos Brasil Participações S.A (companhia aberta) e Membro do Conselho Fiscal (suplente) da BRF S.A. (companhia aberta de capital
    autorizado).
    Atua também como árbitro nomeado para compor Tribunal Arbitral em procedimentos na Câmara FGV de Mediação e Arbitragem.
    Anteriormente, até setembro de 2016, o Sr. Gomes foi Head para a América Latina e Managing Partner na Brookfield Asset
    Management/ Private Equity e, antes desta posição, foi CEO de empresa coligadas à Brookfield Asset Management, entre elas
    Banco Brascan S.A, Brookfield Serviços Financeiros Ltda., Brascan Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, BRKB DTVM S.A., BRKB
    Consultoria e Brookfield Gestão de Ativos Ltda, e também foi diretor na Brascan Holdings Plc, na Irlanda.
    Como presidente do Conselho de Administração da CVC Corp, Valdecyr Maciel Gomes tem entre seus principais desafios
    contribuir com a companhia, conselheiros e o management em aconselhamentos e tomadas de decisões, seguindo as melhores
    práticas de gestão e governança corporativa, com o propósito de fortalecer o desenvolvimento e o crescimento do grupo, perante os
    desafios de transformação do negócio, mercados estratégicos, tendências globais e competitividade com visão de longo prazo.