Palestrantes

Conheça os palestrantes brasileiros e internacionais que estarão no palco do Fórum PANROTAS 2019.

  • Adriana Cavalcanti

    WTM Latin America - Presidente do Conselho Consultivo

    Adriana decidiu, por vontade própria em 2017, dar um novo rumo à sua carreira e encarar um período sabático que só durou um sábado ! Após quase 30 anos enquanto Executiva na área de aviação comercial, foi Diretora no Brasil da Air France KLM, e hoje é Presidente do Conselho Consultivo da WTM Latin America – empresa do portfolio da Reed Exhibitions Travel. É natural de Recife, Pernambuco, tem formação em Comércio Exterior, especialização em estratégia disruptiva pela Harvard Business School e pós-MBA em Conselhos de administração e governança corporativa pela Saint Paul Escola de Negócios.

  • Alejandro Moreno

    Wyndham Hotels & Resorts - Presidente e Diretor Geral da América Latina e Caribe

    Presidente e Diretor Geral da América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts. É responsável por mais de 222 hotéis de 14 marcas distribuídas em 14 países da região. O executivo iniciou na Wyndham em 2003 por meio da RCI Brasil, como Diretor Geral, liderando o desenvolvimento de negócios e a área de operações. Posteriormente, foi Vice-Presidente e Diretor Geral da Wyndham Vacation Ownership com sede no Brasil,  e trabalhou com a equipe corporativa da WVO em Orlando. O executivo desenvolveu sua carreira em diversas posições de vendas e marketing no Six Continents no Brasil, InterContinental Hotels na Turquia e Hyatt Hotels & Resorts no México. É licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Nacional Autônoma do México (Cidade do México) e fala inglês, espanhol, português e italiano.

  • Alexandre Moshe Parczew

    Decolar - Diretor-geral

    Especialista em gestão financeira, estratégica, de marketing e de clientes e, desde agosto de 2018 é diretor-geral da Decolar. Iniciou sua carreira na Terco Consultoria e Auditoria e posteriormente trabalhou em um Venture Capital da Cemex – Puntocom Holdings. Ela já atuou na Telefônica, Vivo, ClickON, Multiplus e Livelo. O executivo possui MBA em Business Administration pela INSEAD (França), é graduado em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, e com pós-graduação pela FGV e especializações por instituições como UC Berkeley (USA) e ESADE (Espanha).

  • Angeles Yugdar

    Travel Leaders Global - Vice-Presidente Sênior de Mercados Globais

    Vice-Presidente Sênior de Mercados Globais na Travel Leaders Global e está baseada em Buenos Aires, Argentina. Desde 2018 na Travel Leaders, Angeles foi contratada para liderar a expansão Internacional. Sua responsabilidade inclui criar estratégias para colocar a organização TL Global como uma das quatro melhores TMCs e com uma proposta única de produto e serviço.  É formada em Turismo pela Universidade de El Salvador e já realizou estudos adicionais em negociações na American Management Association, em Nova York. A executiva possui mais de 25 anos de experiência na indústria de viagens, com atuação na HRG, Rosenbluth International, Sabre e American Airlines.

  • Beth Furtado

    MKT DECODE -

    Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Paraná e Mestre em Gestão para a Competitividade pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Atuou nas áreas de Marketing e Comunicação em empresas de consultoria empresarial, bens de consumo e bens duráveis como INCEPA S/A, O Boticário, Consultoria GS&MD e Grupo Talent. Atualmente está à frente da MKT DECODE, boutique de estratégia empresarial.  Professora dos MBA's de Marketing com ênfase em Vendas, Marketing e Inteligência de Negócios Digitais e Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas/Educação Executiva. Autora dos livros  SINGULARIDADES NO VAREJO, HORIZONTES DE CONSUMO e DESEJOS CONTEMPORÂNEOS.

  • Bruno Lasansky

    Localiza Hertz - COO

    COO da Localiza, sendo responsável por todas as divisões de negócios: Localiza Hertz (Aluguel de Carros), Gestão de Frotas, Seminovos e Operações. Lidera uma equipe de 7.500 colaboradores, uma rede de 700 agências e receita anual de R$ 8 BI. Com Bruno à frente da companhia, a Localiza ampliou sua liderança de mercado, crescendo 39,4% em 2018, e se destacou pelo pioneirismo em inovação, sendo a única a oferecer a locação 100% digital com o LOCALIZA FAST, atendimento via WhatsApp, um aplicativo exclusivo para motoristas de app, o LOCALIZA DRIVER, dentre outras novidades. O executivo é Engenheiro de Produção com formação pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires e possui um MBA da Wharton School, nos EUA.

  • Claire Steiner

    Global Travel and Tourism Partnership - Diretora do Reino Unido

    Experiente profissional de RH e Talento há mais de 25 anos no mercado, Claire trabalhou com várias empresas, incluindo operadoras de turismo, companhias aéreas, empresas de gerenciamento de viagens e OTAs. Além de atuar como freelancer, Claire é diretora do Reino Unido na Global Travel and Tourism Partnership (www.gttp.org), uma organização independente sem fins lucrativos, que fornece programas educacionais multinacionais projetados para apresentar aos estudantes oportunidades de carreira dentro da indústria de Viagens e Turismo. Desde 2005, ela é diretora do Conselho do Institute of Travel & Tourism e Presidente do Comitê de Educação e Treinamento da ITT.

  • Deltan Dallagnol

    - Procurador da República

    Mestre em Direito por Harvard e coordenador da força tarefa da operação Lava-Jato em Curitiba. Foi ainda um dos líderes à frente das 10 medidas contra a corrupção, que alcançou apoio de mais de 2 milhões de brasileiros.  

  • Eduardo Bernardes

    GOL - Vice-presidente de Vendas e Marketing

    Vice- Presidente de Vendas e Marketing da Companhia desde fevereiro de 2015, sendo responsável pela estratégia de vendas para todos os canais da Companhia, assim como a estratégia de marketing. Eduardo ingressou na empresa em 2001, pouco antes do primeiro voo, na área comercial onde desempenhou diversas funções desde Executivo Comercial, passando pela Gerência de Vendas Corporativas e Governo, Diretoria Comercial ao Passageiro e Diretoria Executiva de Vendas e Marketing. Profissional com mais de 20 anos de experiência na aviação, Eduardo trabalhou em empresa de aviação não regular e aviação executiva antes de iniciar sua trajetória na GOL. Eduardo Bernardes é membro do Conselho de Administração do UATP e possui formação em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Unibero.

  • Eduardo Sanovicz

    Abear - Presidente

    Eduardo Sanovicz é presidente da ABEAR e Professor Doutor do Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP - Universidade de São Paulo. Atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de Marketing e Turismo. Graduado em História, é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi entre 2007 e 2011 Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Entre 2001 e 2007 foi Vice Presidente da ICCA – International Congress & Convention Association. De janeiro de 2003 a agosto de 2006, foi presidente da Embratur, tendo sido responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. Entre janeiro de 2001 e janeiro de 2003, foi Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo e, entre abril de 1997 e dezembro de 2000, Diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Foi Diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos, entre 1993 e 1996.

  • Erinaldo Silveira

    BRM Americas - Diretor P&T

    Profissional de IT com mais de 25 anos de experiência, com passagem pelo Banco Itaú, Grupo WPP e JWT. Líder e Head de IT para America Latina por +15 anos, com atuação na transformação de processos, suporte aos negócios e adaptação de produtos aos diferentes mercados da região. Desde 2015 na CWT, como Head de IT LatAm, e agora responsável pela área de Product & Technology para toda região Americas, suportando as necessidades de negócios, implantação de processos e suporte a vendas, comercial e operações.

  • Gabryella Corrêa

    Lady Driver - CEO

    A executiva nunca se intimidou com profissões comumente associadas aos homens.  Formada em gestão financeira pela FGV e especialização em Administração,  ela cresceu administrando uma oficina e retífica de motores diesel, junto com seu pai.  Sua família também tem uma empresa no ramo de auto-peças e acessórios para caminhões, a Truck Eixo, onde ela também atou como Gerente de vendas para grandes empresas, indústrias e transportadoras. Após passar por uma experiência negativa de assédio por um taxista chamado pelo aplicativo,  Gabryella decidiu que não queria ver mais mulheres passando por essas situações constrangedoras no transporte,  e foi através da experiência que tem no segmento automotivo que ela resolveu ajudar estas mulheres,  criando o LadyDriver – o primeiro aplicativo de transporte para mulheres.  O app já contava com mais de 2.000 mil motoristas cadastradas na região de São Paulo.  Com o objetivo de valorizar as mulheres motoristas e trazer tranquilidade para as passageiras,  o Lady Driver já é o maior aplicativo de transporte feminino da América Latina.

  • German Carmona

    GOL - Brand manager

    Ele trabalha na construção no novo posicionamento da marca, na estruturação de sua presença nas redes sociais, e construindo experiências inovadoras com a marca. Publicitário e jornalista com mais de 15 anos de atuação em marketing no Brasil e na Europa em empresas como Mercedes Benz, Unilever e Air France KLM. German fez sua graduação na ESPM e mestrados na Universidade de Londres e também na Universidade de São Paulo.

  • Hamilton Berteli

    ELO - Diretor de TI

    Formado em Engenharia Elétrica pela Poli (USP), com especializações em liderança, tecnologia e marketing pela FGV e pela Harvard Business School, Hamilton Berteli atua há mais de 18 anos no escopo de gestão de tecnologia da informação. Já desenvolveu soluções para importantes clientes dos setores financeiros, varejo e bebidas, com passagens de destaque pela Accenture e atuação no start-up da operação nacional da Avanade (2010), onde atuou também como VP de Negócios Digitais. Na Elo desde outubro de 2017, Hamilton lidera o time de tecnologia como Diretor de TI e tem em seus principais desafios otimizar processos de inovação e fomentar a transformação digital.

  • Henrique Portugal

    Skank - Músico - tecladista

     O músico ganhou projeção nacional como tecladista do grupo Skank em 1991. Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade, por influência do pai, também pianista. Ele já gravou com diversos artistas - entre eles Gilberto Gil (“Kaya na Gandaia”). Atualmente apresenta o programa Em Cartaz na Radio Globo para todo o Brasil. Investidor da Confrapar, gestora brasileira de fundos de investimento para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. É sócio da Bioneem, empresa dedicada `a biotecnologia atuando em areas como biopesticida, saude animal e produção orgânica. Já deu palestras em varios eventos que vão de TEDEX,  festival PATH, Intercom, Youpix e outros. É formado em Economia na Pontifícia universidade Católica de Minas Gerais.

  • Jerome Cadier

    Latam Brasil - Presidente

    Desde 2013, o executivo está no Grupo LATAM. Em Santiago do Chile, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, Business Intelligence e digital para todo o Grupo LATAM. Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Ele também atuou por oito anos na McKinsey Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

  • John Rodgerson

    Azul Linhas Aéreas Brasileiras - CEO

    O executivo começou na empresa em 2008. Antes de tornar-se CEO da Azul em 2017, John era o CFO da companhia e foi responsável por levantar mais de US$ 1 bilhão em capital e liderar o IPO, com listagens simultâneas na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de São Paulo. Antes de ingressar na Azul, ele atuou como Diretor de Planejamento e Análise Financeira na JetBlue entre 2003 e 2008. Além disso, trabalhou para a IBM Global Services. O executivo possui bacharel em Finanças pela Brigham Young University e mora há 10 anos no Brasil. Além de sua agenda ocupada como CEO da Azul, ele se oferece como professor voluntário de inglês.

  • Jose Antonio de Padua Coimbra

    Ibéria - Country manager

    Ele atua principalmente na gestão da equipe comercial e representante legal da Iberia no País, com atividades relacionadas a Relações Públicas, Vendas (canais direto e indireto), Corporativo & Trade e Marketing tático. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na Aviação Comercial, entre British Airways e Iberia. Já atuou também na Shell, Gradiente, Duratex e Ford. Ele possui graduação em Economia FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Pós Graduação FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA FDC (Fundação Dom Cabral).

  • Juliana Bettini

    Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - Especialista em Turismo

    atuando na representação do BID no Brasil desde 2015. Lidera a carteira de projetos financiados pelo Banco no setor de turismo no Brasil, além de atuar em outros projetos na América Latina e Caribe. Com 15 anos de carreira no setor de turismo, dedicou grande parte de sua carreira ao planejamento estratégico de destinos e negócios turísticos e a estudos de mercado setoriais. Formada em Turismo pela USP, é especializada na área de Pesquisa de Mercado e cursou Mestrado em Planejamento e Gestão de Destinos na Universidade de Alicante, Espanha.

  • Kathy Morgan

    Sabre - vice-presidente de NDC

    A executiva trabalha há mais de 25 anos no setor de viagens e ocupou diversos cargos de liderança no Sabre em apoio às comunidades de agências de viagens e fornecedores de viagens. Em sua função atual, ela é responsável por definir e orientar a estratégia de produtos e roteiros da empresa voltadas as soluções de varejo e distribuição da próxima geração, que incluem o NDC, e coordena uma equipe responsável por construir soluções de plataforma para habilitar esses recursos.

  • Luiz Fernando Fogaça

    CVC Corp - Presidente

    Fogaça atua na CVC Corp desde 15 de junho de 2010. Iniciou como CFO, respondendo pelas diretorias de Finanças, Controladoria, Jurídico, Gente e Gestão, Compras e Relações com Investidores e M&A (Fusões e Aquisições), até ser nomeado Presidente.
    Vem conduzindo importantes etapas na história da companhia, como a abertura de capital (em 2013) e o crescimento por meio de aquisições complementares às viagens de lazer (desde 2015). Fogaça acumula mais de 30 anos de experiência na área administrativo-financeira e tem vivência internacional e atuação prévia como consultor financeiro e auditor externo em empresa “big four”, na área de auditoria e consultoria.

  • Maisa Silva

    - atriz e apresentadora

    Maisa da Silva Andrade é atriz e apresentadora. Foi descoberta no programa Raul Gil e logo em seguida foi contratada pelo SBT para apresentar o programa “Sábado Animado”. Com todo seu carisma,

    foi conquistando a família brasileira no "Programa Silvio Santos”. Já foi premiada com o “Troféu Imprensa” e “Troféu Internet” em 2009. A apresentadora deixou o "Bom Dia & Cia" em 2011, para viver um

    novo desafio na carreira interpretando a personagem Valéria, no remake da novela “Carrossel”. Atualmente na  internet, ela mais de 37,9 milhões de seguidores e mais de 140 milhões

    de visualizações. Em breve no SBT, ela vai estrear um talk show aos sábados.

  • Marcelo Baptista Carvalho

    Ancar Ivanhoe Shopping Centers - Copresidente

    Copresidente da Ancar Ivanhoe Shopping Centers, empresa pioneira no mercado
    brasileiro. Ancar Ivanhoe administra 22 shoppings centers, presente em 13 cidades. O
    executivo é membro do Board of Trustees do ICSC (International Council of Shopping
    Centers) e conselheiro da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers).Trouxe
    para o Rio de Janeiro, a Junior Achievement, a maior organização de educação
    econômica do mundo e hoje é o Presidente do Conselho Diretor da Junior
    Achievement/Brasil.

  • Mariana Aldrigui

    USP - Professora doutora e pesquisadora

    Preside, desde Dez/17, o Conselho de Turismo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Coordena as ações da ONG Global Travel & Tourism Partnership no Brasil e nas ações de expansão para a América Latina. É professora na área de Turismo na Universidade de São Paulo, desde 2006, onde também obteve seus títulos de bacharel em Turismo (1998), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutora em Geografia Humana (2011), e pesquisadora nos temas de políticas públicas de turismo, turismo em cidades globais e educação para o turismo. Dedica suas pesquisas à compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais. Trabalha sob a lógica do mapa de oportunidades municipais, entendendo que não há dois municípios iguais e, portanto, cada um demanda uma estratégia distinta para ter sucesso no desenvolvimento do turismo e na melhoria da qualidade de vida de sua população.

  • Matt Teixeira

    Best Western Hotels & Resorts - Diretor de Vendas Internacionais

    Diretor de Vendas Internacionais da Best Western Hotels & ResortsO executivo começou na Best Western® Hotels & Resorts em 2009. Em sua atual função, ele é responsável pela estratégia de gerenciamento de relacionamento e desenvolvimento de negócios, como lidera a estratégia de lazer B2B da marca.  Antes de ingressar na Best Western, ele ocupou posições de crescente competência e responsabilidade com atacadistas receptivos e empresas de administração de hotéis. Este ano, o executivo foi reconhecido como Top 25 Mentes Extraordinárias em Vendas e Marketing de Hospitalidade, bem como duas vezes reconhecido pela Publicação Brasileira Panrotas como um dos 100 maiores Influenciadores do Turismo. Ele frequenta a Universidade de Massachusetts Lowell.

  • Renato Meirelles

    Instituto de Pesquisa Locomotiva - Presidente

    Comunicólogo e escritor, o executivo é Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva.
    Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu centenas de
    estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro. Em 2012, Renato fez parte da
    comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”.

  • Rodrigo Sá

    Hyperloop Transportation Technologies - Diretor global de Desenvolvimento de Negócios

    Liderou por 8 anos estratégias de mercado em multinacionais no Brasil e exterior em projetos de mais de meio bilhão de dólares. Foi conselheiro para negociações de mais de R$ 130 milhões em startups. Semanalmente contribui como mentor de fundos de investimento e aceleradoras em países como Chile e Austrália e é conselheiro do ambicioso projeto de inovação, o 2071 criado pelo príncipe de Dubai nos Emirados Árabes. Apaixonado por tecnologia, em 2016 foi um dos primeiros humanos a implantar um microchip em sua mão. MBA em Estratégia de Mercado, especializado em Funding Innovation pela Universidade de Stanford/Estados Unidos.

  • Steven Taylor

    AccorHotels - Diretor Global

    Diretor Global de Marca AccorHotels. Steven tem sede em Paris e é um líder comercial e de
    marcas, com ampla experiência em marketing global. Ele é bacharel em Comércio pela
    Universidade Napier, em Edimburgo (Escócia), e possui MBA Executivo pela Escola Suíça de
    Hospitalidade, em Chur. Ele atuou durante 16 anos na Starwood Hotels and Resorts em
    Londres, Nova York e Bruxelas e já foi diretor de marketing global da Shangri-La Hotels and
    Resorts por dois anos em Hong Kong. Atualmente, Steven supervisiona as estratégias de
    marketing para mais de 25 marcas em todo o portfólio AccorHotels e é responsável pela
    estratégia Masterbrand.

  • Tricia Neves

    Mapie - Sócia-fundadora

    É sócia-fundadora da Mapie e atua há 20 anos em turismo e hospitalidade. É formada em hotelaria, pós-graduada em Recursos Humanos e especialista em gestão e transformação de organizações. Hoteleira, consultora, palestrante e eterna aprendiz, Trícia trabalha para provocar e contribuir com a transformação das pessoas, a facilitação de conversas relevantes e seus impactos na gestão e no desenvolvimento das empresas. Com olhar constante no futuro, conecta pessoas e metodologias para encontrar soluções de forma coletiva e gerar ações efetivas.

  • Wilson Witzel

    Rio de Janeiro - Governador

    Ele é doutorando em Ciência Política, mestre em Processo Civil e professor de Direito Penal Econômico há mais de 20 anos, tendo passado por instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Nascido em Jundiaí, aos 19 anos mudou-se para o Rio, onde foi fuzileiro naval e defensor público. Ingressou na magistratura em 2001 e atuou em varas cíveis e criminais. De 2014 a 2016, exerceu o cargo de presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes). Após 17 anos como juiz federal, deixou a magistratura e filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC) em março de 2018, tendo sido eleito governador do Estado do Rio de Janeiro.